Outros Projetos

Projetos low // no-coding e indiedev que cheguei a desenvolver, mas que não dei prosseguimento ou já não estão ativos:

Projeto de ambiente de estudo/produtividade "Aquário Sprite" (Scratch e HTML)

O projeto começou como um exercício e requisito de avaliação de um curso introdutório de Ciências da Computação do EdX, o cs50x de Harvard. O programa tinha que ser feito no Scratch e precisava obedecer alguns requisitos: usar pelo menos 2 sprites; ter pelo menos 3 scripts no total, não necessariamente 3 por sprite; ter pelo menos 1 condição; ter pelo menos 1 loop; ter pelo menos 1 variável; usar pelo menos 1 som. O conceito, no entanto, fora desenvolvido livremente e não cheguei a implementar tudo que pensei pra esse projeto por preguiça, medo/desmotivação ou falta de conhecimento. Você consegue ver mais detalhes sobre esse projeto visitando o link que segue (em inglês):

Bot OAB sem cursinho, no Telegram!

O bot foi construído a partir de uma ferramenta proprietária de criação e manutenção de chatbots, por dentro do próprio Telegram. Não escrevi linhas de código/não utilizei API do Telegram, apenas fiz o desenho e manutenção do bot a partir de um dashboard, ou seja, de uma interface gráfica e mais um punhado de funções que a ferramenta proprietária mencionada fornece. Funcionava como um roteiro de preparação para o exame da Ordem dys Advogadys do Brasil, com foco em pessoas cisdissidentes, turmas de Direito da Terra do PRONERA e pessoas que só podem acessar materiais de estudo a partir de dispositivos móveis (com exceção de notebooks), mas qualquer pessoa interessada na ferramenta poderia usá-la sem restrições.

Alguns dos recursos presentes no bot incluíam: um calendário de estudos de 90 dias, geralmente os que antecedem uma prova logo após o lançamento de um edital (uma prova é dividida em 2 fases e aplicada 3 vezes ao ano, sendo a primeira fase objetiva), com cronograma e roteiro metodológico ajustáveis às necessidades de cada estudante - a cada dia de descanso, deveria ser acrescido ou compensado um dia de estudo, além do foco em disciplinas de maior peso no exame; biblioteca com Vade Mecum ou Manuais atualizados e com possibilidade de uso offline (download), no caso de eventual ausência de dados móveis ou redes wi-fi; sugestão de canais de vídeo-aulas gratuitos; a possibilidade de realizar simulados ou exercícios sincronizados com a progressão no estudo das disciplinas; uso de neolinguagem e da gramática prescritiva da língua portuguesa (que não se confundem com "linguagem neutra", o uso de neolinguagem e/ou da gramática prescritiva é um ato político e não tem nada de "neutro"); etc.

O bot foi encerrado em razão de avaliação dos riscos com relação aos termos de serviços e potencial coleta de dados das pessoas que o usavam por parte da empresa que criou a ferramenta no-coding proprietária (algo que também só foi possível a partir do amadurecimento do meu pensamento com relação a essas questões), além de avaliação de eventos políticos envolvendo o Telegram no Brasil, posicionamentos oficiais de Durov e uma pretensa defesa da "liberdade de expressão" de parte da base de usuáriys em grupos ligados ao neonazismo e bolsonarismo por dentro da plataforma de comunicação, que além de tudo é centralizada.

O bot chegou a possuir algo em torno de 200 usuáriys ativys pelo período de existência, sem divulgação massiva e sem envio de anúncios para as pessoas inscritas, isto é, de forma totalmente gratuita, porém não sei se ainda possuo o registro em imagem desse evento. Abaixo há o registro de existência do bot num momento em que a neolinguagem ainda não tinha sido implementada integralmente. Você pode clicar na imagem a seguir para expandí-la.

screenshot do aplicativo telegram web logado na conta de Nil, na qual é possível ver a imagem do avatar de alguns grupos ou canais ou contatos ou bots ao lado do menu inicial do bot OAB sem cursinho e da base de usuáriys ativys, além da descrição do bot

Observação: não tenho certeza de se seria possível, mas, no futuro, sinto vontade de resgatar e expandir esse projeto para campos além do Direito (um bot nesse modelo voltado pro ENEM e Concursos Públicos de nível fundamental e médio ou para o ENADE, por exemplo), usando essa documentação antiga do matrix.

Site foi ao ar pela primeira vez em: 01 de março de 2024.

Última atualização desta página: 04 de setembro de 2024.